31 de mai. de 2012

La Cinematheque Française et l'Exposition Tim Burton

Hoje foi a vez de visitar a Cinematheque Française. Lá está um museu do cinema e a exposição do Tim Burton... Foi lá que fiquei na chuva na fila quilométrica pra tentar um autógrafo e fiquei pra fora. Bom, não podia tirar fotos, então são todas clandestinas. hehehe

A entrada da Cinemaheque:




Um poema de Tim Burton:
No one know what I'm thinking
No one knows what I'm drinking
No one knows what pills I swallow
No one knows that inside I'm hollow
No one knows that I'm speaking
No one knows that my brain is leaking
No one knows, they can't see
No one knows, specially me


Mãos de tesoura (nem preciso dizer de quem, né?):


Roupa do Edward (se você acha que estou falando da fadinha de crepúsculo saia já desse blog!):


Navalhas de Sweeney Todd:


Espantalho de Sleepy Hollow:


Poster da mulher gato, meow:


Posters e mais posters de filmes do Tim Burton. Da esquerda pra direita: Beetlejuice, Ed Wood, Edward Mãos de Tesoura, Sweeney Todd, Alice no País das Maravilhas, O Estranho Mundo de Jack e Marte Ataca:


Nem ideia de quem é esse... =/


No final comprei o catálogo, afinal tenho probleminhas:


Depois da exposição, hora de ir no museu do cinema, com muitos equipamentos antigos de quando o cinema estava engatinhando...


Réplica do robô de Metropolis (AMO esse filme!!!)



A cabeça da Sra. Bates!!! A cabeça da Sra. Bates!!! A cabeça da Sra. Bates!!!



Engrenagens usadas em Tempos Modernos e um autógrafo de Charlie Chaplin:


Os surrealistas. Estrela do mar de Man Ray e a caixa usada em Un chien andalou (filme de Buñuel e Dali)


Um oscar de verdade (de Henri Langlois)! 


30 de mai. de 2012

Films à Paris

Dois filmes eu fiz questão de comprar o DVD aqui, em Paris: Minuit à Paris e Paris, Je t'aime. O motivo é meio óbvio só pelo nome dos filmes. Além de serem dois filmes que eu realmente gostei antes de vir pra cá, são filmes que retratam a cidade que foi o cenário para essa viagem maluca e maravilhosa que estou fazendo.

Paris, Je t'aime é composto de 18 curtas, um sobre cada arrodissements de Paris (exceto o 11e e o 15e). Cada curta é dirigido e estrelado por pessoas diferentes de todo lugar do mundo não somente de Paris. Cada história está altamente ligada àquele arrodissement e quanto mais você conhece de Paris, mais cada uma faz sentido. É uma viagem a cada canto dessa cidade, desde lugares conhecidos, passando por lugares comuns a mim até lugares que ainda não tive chance de conhecer. Os meus curtas preferidos são o Père-Lachaise dirigido por Wes Craven e Quartier de la Madeleine estrelado por Elijah Wood (sobre o 20e e 8e arrodissements, respectivamente).



Filme de Woody Allen, Minuit à Paris conta a história de um escritor e sua noiva chata que vem para Paris passar um tempo. Aqui ele passa por uma experiência incrível que eu não vou contar qual é. Se quiser saber assista o filme ou procure no google. A escadaria importante do filme fica numa igreja ao lado do Pantheon, bem próxima da minha faculdade. Outros lugares do filme que conheci incluem os jardins de Monet em Giverny, Versailles, Sacre Coeur, Place de la Concorde, Ile de la Cité, Shakespeare and Company e Pont Alexandre III. O filme é maravilhoso, vi duas vezes no cinema e já revi aqui em DVD. Altamente recomendado pra quem gosta de arte, principalmente Dali, Buñuel, Man Ray, Picasso, Cole Porter, Hemingway e Scott Fitzgerald.



29 de mai. de 2012

Heures de Soleil

Uma coisa que não estamos acostumados no Brasil e que aqui é muito diferente é a hora do por do sol e do nascer do sol. Toda previsão do tempo tem isso, mas no Brasil dificilmente nos preocupamos com isso. No máximo reclamamos de levantar ainda de noite no horário de verão. Já aqui a diferença nesse horário chega a ser de 10 minutos em uma semana. No inverno o sol nasce às 8:00 e se põe às 17:00 e no verão ele nasce às 5:00 e se põe às 22:00. 

O curto período em que há luz do sol faz o inverno ser difícil. Muito mais difícil do que o frio ou a neve é a falta de luz do sol. E só vivendo isso para você perceber o quanto te afeta. É difícil acordar, dá muito mais sono, cansaço e desânimo. Em compensação no verão o ânimo é muito maior e você aproveita muito mais o dia.

Abaixo da para ter uma comparação de São Paulo com Paris. Para cada mês temos o número de horas de sol por dia em média.



Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Paris 1.86 2.89 2.17 5.80 6.72 7.30 7.96 7.34 5.70 4.24 2.50 1.65
São Paulo 4.96 5.03 4.86 4.70 5.06 4.80 5.48 5.17 4.20 4.55 4.80 4.34

Essa é uma das coisas loucas de morar aqui. Temos altos e baixos. Enquanto em São Paulo está sempre mais ou menos na mesma, aqui as coisas mudam, o tempo muda, a cidade muda, o clima muda e o número de horas com sol também muda muito. Tudo isso me agrada mais, o inverno pode ser pior, mas o verão é melhor. Bom, prefiro essa diferença do que a "mesmisse" do clima em São Paulo, com certeza. ;-)

28 de mai. de 2012

Le Évier

A pia da Maison du Bresil... A famosa e temida pia! A maldita custa 600 euros, é a original da casa e, como esse prédio foi tombado por ter uma arquitetura muito diferente da francesa, não pode ser trocada. Ou seja, um rachadinho que seja e você tem que pagar 600 euros para trocarem por uma nova! Se isso já não fosse o suficiente, a fdp é delicada, qualquer coisinha quebra. Existem histórias de um cara que deixou o relógio cair nela enquanto lavava a mão e foi o suficiente pra ela rachar...

Assim, todo morador da Maison du Bresil odeia essa pia, mas a trata com todo amor e carinho e torce para que ela fique inteirinha durante sua estadia. Eu já quase morri do coração com um fio de cabelo que caiu nela e eu achei que era uma rachadura... São 600 euros numa pia! SEISSENTOS!!! É mais do que eu pago de aluguel!!!

Aí vai a foto dela:


Ah! E de vez enquando ela fala... Faz uns barulhos estranhos durante a noite. Ela é praticamente um ser da maison.

27 de mai. de 2012

Lisbonne (partie 3)

O Padrão dos Descobrimentos:






Rick mais uma vez enfrentando o medo de altura:





A Torre de Belém, bonitinha, mas bem pequenininha:









A prisão embaixo da torre:



Primeiro andar:







Segundo andar:




Numa das viagens, um navio carregava um rinoceronte de presente para o rei. O navio afundou, o rinoceronte morreu e uma estátua dele foi feita na torre:



Terceiro andar:




Quarto andar:




Topo da torre:






O Mosteiro dos Jerónimos:






O Claustro do Mosteiro dos Jerónimos:








Túmulo de Fernando Pessoa:






Túmulo de Alexandre Herculano:



Confessionário:



A igreja do Mosteiro dos Jerónimos:








Túmulo de Luis Vaz de Camões:



Túmulo de Vasco da Gama:


A pastelaria de Belém! Daqui são os reais pasteizinhos de Belém e a receita é secreta... Como é bom! PQP! Como é bom! Não há Pastel de Belém como esses em nenhum outro lugar da cidade!







Monumento à Pedro Álvares Cabral:




Um prédio totalmente novo que manteve a faixada antiga:


Praça Marquês de Pombal:



O Cristo Rei, em comemoração a não-participação de Portugal na Segunda Guerra Mundial:



O Porto de Lisboa:


Igreja do Sagrado Coração de Jesus:


Diário de Notícias:


As calçadas tão comuns no Brasil também tem por aqui:


Uma fotinho de Vila Nova de Gaia, a cidade da família, tirada do trem: