5 de jun. de 2013

Carcassonne et Lyon

Saindo cedo do albergue pra aproveitar a manhã na Cité. Chegando pela entrada principal dessa vez:




O antigo foço, hoje praticamente um jardim:


O poço:


Basilique Saint-Nazaire:






A basílica por dentro:




O hotel que fica dentro da Cité! Próxima vez guardo mais dinheiro e fico uma noite ai! Certeza!


As ruas da Cité, ainda bem calmas e vazias pois estava bem cedo quando eu cheguei:




Entrando no castelo da Cité:





Praça principal do castelo:



O que sobrou da estátua original que fica na entrada da Cité. Hoje há uma réplica no local.



Maquete da cité:



A Cité é uma cidade galo-romana transformada em fortaleza no século III A.C. Ela foi passando por diversas transformações, sendo uma cidade feudal e depois anexada ao reino da França. No século XVII ela foi completamente abandona e já totalmente em ruínas iria ser destruída no século XIX. Depois de vários protestos ela foi salva por Jean-Pierre Cros-Mayrevieille e totalmente restaurada. Ela entrou para a lista de patrimônios mundiais da UNESCO em 1997 e foi a inspiração de Walt Disney para o castelo da Bela Adormecida.






A igreja vista de dentro do castelo:



Andando entre as torres:


A entrada do castelo:


Fortificação de madeira para defesa do castelo:


Passando pela fortificação de madeira, morrendo de medo dela cair...


A praça do castelo, agora vista de cima:


Restaurante na frente do castelo:


Torres:








Vistas de dentro do castelo:




Uma parte da Cité não foi restaurada, ao invés construíram uma igreja no lugar, porque, afinal, quase não existem igrejas na França...



Mini-canhão


A escultura original que fica em cima da entrada da Cité (a que está lá hoje é uma réplica):


Objetos encontrados no castelo:




Essa sala ainda tem algumas das pinturas originais nas paredes:



Eu na frente do Castelo:


Uma das praças da Cité:


A réplica da estátua que fica na entrada:


Praça na frente da Cité:


Monumento a Joseph Poux, um dos grandes salvadores da Cité:


Chegando em Lyon:


Eglise Saint-Georges:


Chego em Lyon, cansada, com vontade de ir ao banheiro e sedenta por um café. Entro num café na praça que parece agradável e peço com meu francês meia boca. Sou super mal tratada, tenho que pedir até pra sentar em algum lugar... Até aí, beleza, gente mal humorada tem a rodo por ai. Peço o café, tomo, consigo a senha da wifi e ta tudo certo. O garçom mal humorado então pergunta se eu sou inglesa, eu digo que não, sou brasileira. O cara abre um puta sorriso, me dá dois beijos no rosto e começa a puxar papo... Não, não, ele não tava feliz pq eu era brasileira, ele tava feliz pq toda brasileira é puta por aqui. Paguei o café e achei melhor continuar a viagem pra Paris...



Basilique de Fourvière vista da Place Saint-Jean:


Place Saint-Jean:




A estátua no centro da praça:


Cathédrale Saint-Jean-Baptiste de Lyon:


A catedral por dentro:


Dirigir em Lyon é o inferno em 4 rodas. Ruas pequenas, bifurcações, rua sem saída, pedestre, carro, bicicleta, tram, túnel, viaduto, trânsito... Tudo junto e misturado. E o povo deve plantar gasolina, porque não encontrei nenhum posto aberto. Mentira, encontrei um, mas devia ter a idade da minha avó e achei melhor não arriscar, afinal ainda sou aprendiz de frentista...




No caminho pra Paris, um castelo abandonado na beira da estrada... Demais isso!



Ah! O sol das 21:00 (!!!)... Uma merda pra dirigir...


Foram 2600 km no total e depois de andar tudo isso eu digo:
Não tenho a menor ideia de qual a diferença entre castelo, forte e palácio. E também não tenho a menor ideia de qual a diferença entre igreja, basílica, catedral e abadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário