4 de jun. de 2013

Toulouse et Carcassonne

Pedágios, pedágios pedágios... Várias histórias com eles... Desde a mais simples, como se perder, e pra chegar ao retorno ter que pagar um pedágio e obviamente ter que pagar ele na volta de novo, até as mais complicadas como o ticket não funcionar.

O primeiro pedágio que peguei foi só 2 euros e o segundo foi 3 euros. Naquele ponto eu estava feliz, afinal 2 ou 3 euros é baratinho... O terceiro pedágio foi 5 euros e a computeira logo pensou "se essa merda continuar aumentando na sequência de Fibonacci fudeu". O quarto pedágio foi 18 euros e eu cheguei a pagar quase 30 euros em um trecho... Me deu saudades do Fibonacci!

O pedágio na França funciona por tickets, você pega o ticket num ponto e quando devolve num outro ponto da estrada é que você paga. Bem, eu cheguei na máquina com o carro pela primeira vez, apertei o botão e quando ia pegar o ticket tudo no pedágio apita loucamente... A catraca abre e eu continuo sem entender direito o que houve. No próximo pedágio não há botão, o ticket sai direto... No terceiro o ticket também sai direto, mas tem um botão, grande e vermelho, para pedir ajuda. Fizeram a relação já? Porque eu precisei de mais 2 tickets pra me tocar que eu tinha apertado o botão que faz aquela merda de alarme disparar! <o>

Murphy me segue onde quer que eu vá, claro. O ticket de um dos pedágios não funcionou. Eu peguei ele em algum lugar da estrada, horas depois quando fui colocar no outro pedágio pra pagar deu erro. Ele não conseguia ler, antes que eu pudesse apertar o botão pra pedir ajuda - de propóito dessa vez - uma voz do nada começou a falar comigo. Aparentemente Deus fala francês e é uma mulher e avisa quando o ticket está com problema. Era tudo o que me faltava, falar com alguém que tá sei lá onde, em francês, que eu mal sei... Nessas horas como fica a italiana em mim que precisa gesticular pra ser entendida? Beleza, beijo Murphy. A mulher perguntou de onde eu vinha e deu uma lista enorme de cidades. Eu pensei "passei pela França toda, mas não fui em nenhuma dessas cidades", mas respondi que vinha de Carcassonne. Ela entendeu (\o/) e disse que o pedágio era de Montpellier e me passou o preço: VINTE E CINCO EUROS!!! Devia ter perguntado qual das opções de cidades era a mais barata, viu? Aí eu paguei e fui embora, com o ticket com defeito comigo... É muito legal essa coisa das pessoas poderem confiar uma nas outras... Tá bom que no Brasil ia ficar por isso mesmo... Era capaz de você ter que apresentar testemunhas de onde estava, ou ainda pagar uma multa gigante por causa de um erro que nem é seu (não tenho ideia do que aconteceu com o ticket). Murphy apronta comigo, mas a partir de hoje eu digo que falo francês, falo mal e falo pouco, mas falo... 

Taí o pedágio e o maldito ticket que não funcionou:



Estrada é estrada em qualquer lugar, mas em todo caso aqui vão algumas fotos. O que eu posso dizer é que todas eram maravilhosas (exceto as locais, de acesso dentro das cidades, como a que dá acesso ao Mont Saint Michel).





Túnel!!!!





Toulouse é uma cidade linda, mas estava toda em obras, umas ruas estavam fechadas e outras mudaram de mão. Meu GPS enlouqueceu e ficava repetindo "turn around, turn around" porque ele achava que eu estava contra mão. O coitado devia estar pensando "nós vamos bater sua louca! sai dai!". No final parei numa rua, paguei o estacionamento e fui a pé mesmo, mais fácil...







Basilique Saint Sernin:




A basílica por dentro:



Estátua da Joana D'Arc:



Office de Tourisme:


Les Augustins, um mosteiro antigamente, um museu hoje em dia:






Rio Garonne (afinal saímos do Vale do Loire):




Hôtel d'Assézat, um dos prédios mais bonitos da cidade antiga:






Aqui também tem no estilo enxaimel, como em Tours!


Capitole, a prefeitura, e a sua praça:






Hora de pegar a estrada e ir para um dos lugares mais mágicos e que eu mais queria visitar! Carcassonne!


A cidade é pobre, de verdade. As casas fedem e quando você consegue ver dentro percebe que são extremamente mal cuidadas. Parece que todo dinheiro da cidade vai para cuidar da cidade medieval que está linda e inteira! A cidade toda é cheia de muros medievais, é uma loucura!







Agora ficou fácil ir pra cité. É só eu me dividir em duas e ir uma parte pra cada lado! :S


A cidade medieval é maravilhosa!!! Ela é como o Mont Saint Michel, uma cidade que você não precisa entrar pra pagar - e aqui também vemos cachorros passeando com seus donos por todos os lados. Somente para fazer uma tour no castelo da cidade é que é preciso pagar.



A ponte que leva a cidade medieval:


Creepy! :O


A igreja e a cidade medieval ao fundo, no alto, como sempre:


Tá vendo esse idiota aí:


Procure ele aqui (depois morre e diz que Deus não ajuda):


Entrando na cidade medieval:






Vista de Carcassonne de dentro da cidade medieval:


A cidade é delimitada por dois muros. Não sabe- exatamente o período de cada construção, pois a cidade foi sendo expandida e muros, prédios e torres foram sendo adicionados e demolidos em diversos momentos da história. Ninguém tem certeza de toda a história da cidade.






Entrada principal da cité:





Carcassonne:


Andando pela Cité no por-do-sol:



Algumas partes da cidade foram perdidas:



Um pouco mais da Cité:





Quando cheguei no hotel, o cara perguntou se eu queria que ele fizesse uma reserva no restaurante da cidade medieval para eu jantar lá. Eu pensei "e eu lá tenho dinheiro pra isso... vou comer no centro mesmo". Agradeço e quando sai pra passear entendi o porquê: TUDO na cidade estava fechado, inclusive os restaurantes. Oito da noite de uma terça e nada nem ninguém na rua. Logo botam essa cidade pra alugar. Aí comi na Cité mesmo:


A Cité de noite:


Carcassonne, numa terça. parece um filme de terror:



Um comentário:

  1. Você não entendeu nada! O GPS tava cantando Bonnie Tyler, oras! "Turn Around bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla Turn Around...."

    ResponderExcluir