12 de jul. de 2012

Juillet en Europe - Cambridge

Bom, acho que deu para perceber pelos posts anteriores que não teve muita novidade nos últimos dias. Também acho que deu para perceber a falta de empolgação. Por isso vou fazer um post explicando o que aconteceu. Eu simplesmente odiei Cambrigde, o clima da cidade, as pessoas e principalmente a faculdade. E esse post é para explicar o porquê e fazer algumas comparações com Londres para mostrar que o problema não são os ingleses e sim o povo nojento que vive em torno de uma sociedade "acadêmica" baseada somente em status e dinheiro.

O primeiro ponto eu já havia comentado no facebook. Eu cheguei em Cambridge achando que iria ver como era a universidade aqui. O que eles estudavam, como era a rotina. Talvez até ver o nome dos professores de computação por lá e quem sabe ver algum "famoso". Bom, nada disso! Para sequer pisar no pátio de uma faculdade você tem que pagar e somente nos horários e dias que eles estipulam. Além de cobrar para isso, eles agem como se estivessem te fazendo um favor. Eu pisei na porta de uma das faculdades, tirei 3 fotos do pátio e um cara já veio com um ar superior "We are close. Can I help you?". Como assim "close"??? Vocês são uma faculdade, caralho! E como assim "we". Essa merda não é pública??? É um ar de superioridade que dá nojo, de verdade. Todo mundo sabe que o Brasil não é meu lugar favorito no mundo, mas pra entrar no campus da PUC em Campinas, uma faculdade privada, gerenciada pela igreja católica, eu não pago! Como assim eu encontrei uma sociedade mais gananciosa e pretenciosa do que a igreja católica??? - e para meus amigos católicos, vocês sabem bem que aqui falo da instituição e não da religião.

Ah! Eu comentei que o instituto de computação deles é chamado Bill Gates? Não? É lógico que é... Um cara muito foda e importante, certo? Ou talvez um cara muito rico, porque aqui é isso que importa... <link>

Segundo ponto, em Londres tudo que é lugar tem plaquinha azul: "Foi aqui que Fulano morou". "Foi aqui que Fulano nasceu". "Foi aqui que ele espirrou." E é normal você parar em frente, tirar foto, mesmo que aquelas casa e aquela rua sejam totalmente residenciais. As pessoas em volta são simpáticas, te ajudam e não ligam para fãs idiotas... Em Birmingham os donos da casa em que o Ozzy nasceu até te convidam pra entrar!!! Em Cambridge você vai procurar a casa em que o Syd Barret morou. Um vizinho pergunta o que você quer e quando você diz ele já te olha com cara de "você não deveria estar aqui". Depois de conversar 5 minutos com você ele diz "Just take your pictures e walk away", como se você estivesse cometendo um crime. Desculpa, é uma rua, é pública, eu tenho o direito de ficar lá e fotografar o quanto eu quiser. Não estou entrando na propriedade, nem encostando no muro eu estou. Ah é, mas aqui público e privado tem outro significado...

Outra coisa, lojas grandes como HMV são "expulsas" da cidade e Starbucks e qualquer outra coisa mais main stream não é bem vista. Desculpa, mas gostar de tudo que está na moda é ridículo e faz de você uma pessoa que não consegue pensar por si só. Odiar tudo que está na moda faz de você um rebelde sem causa que simplesmente gosta de xingar o mundo moderno. Que tal experimentar e gostar ou não das coisas simplesmente pelo seu gosto e não porque elas são ou não famosas e de uma grande corporação? E o fato deles não gostarem dessas grandes empresas só me diz uma coisa: ninguém de fora é bem aceito naquela cidade a não ser que dê bastante dinheiro para eles e somente para eles.

Último ponto, a solidariedade. Acho que em Cambridge ela também deve ser privada. 
- Cena 1, Londres, metro, eu sozinha correndo pra pegar o ônibus com duas malas e dou de cara com uma escadaria. Tento subir o primeiro degrau e logo um senhor pega uma das minhas malas para me ajudar. Subo o segundo degrau e um outro homem pega a minha outra mala. Os dois, que não se conhecem, levam minhas malas até o topo da escadaria. Eu agradeço imensamente ambos, que claramente fizeram somente para ajudar. Escuto de um que foi um prazer e de outro que uma garota do meu tamanho não deveria carregar malas pesadas pela escadaria. Um sorriso e cada um segue o seu caminho... É só mais um dia em Londres.
- Cena 2, Cambridge, eu aprendendo a andar de bicicleta. Vem um ônibus na direção contrária, apesar do espaço para bicicleta não cabe eu e o ônibus, ele não se importa, é grande. Eu, que não tenho muita experiência tenho que jogar minha bicicleta na calçada, no susto e de ú;tima hora bato a roda errado e vou pro chão no meio da calçada. O ciclista atrás de mim se dá ao trabalho de desviar. A mulher passando na rua com dois leitões que ela deve chamar de filho se dá ao trabalho de pedir licença para passar porque afinal eu estava no chão da calçada, com minha bicicleta. Torci o pulso, levantei sozinha com dor e continuei. Talvez se tivesse caído algumas notas de 50 libras alguém teria me ajudado...

Sabe o mais assuatador de tudo isso? É uma cidade universitária! Eles formam pessoas, líderes mundiais como ???... Que tipo de "gente" sai de um ambiente desse? Se achando o melhor do mundo, superior ao resto. Universidade, na minha opinião, não é só ensinar uma profissão, é criar o profissional que você será no futuro e nesse aspecto me da nojo esse ambiente, essa cultura, ou qualquer que seja o nome que você queira dar. A partir de hoje uma pessoa formada em cambridge terá que se esforçar muito para me provar realmente tem mais valor do que alguns números e um sifrão. E isso não é pré-conceito, é pós-conceito.

Uma coisa que me ocorreu durante todos esses dias é: onde mais as universidades são assim? Oxford? Harvard? Yale?

Nenhum comentário:

Postar um comentário