7 de fev. de 2012

Boulevard Périphérique

Paris não é uma cidade muito grande em dimensão e ela é delimitada por uma avenida, a Boulevard Périphérique. De norte a sul Paris possui 7 km de distância e de leste a oeste, possui 10 km, é possível cruzar de ponta a ponta a cidade a pé em 2 horas mais ou menos. 

A Boulevard Périphérique funciona mais ou menos como o rodoanel em São Paulo. É uma rodovia de 35 km, com duas pistas, rápida - limite de 80 km/h - circular que contorna Paris inteira, delimitando o centro e a preiferia. Ela evita que carros tenham que passar pelo centro da cidade, diminuindo o tráfico na cidade.

Ela é exatamente como estamos acostumados, tráfico lento em horários de pico, motociclistas passando entre os carros, bicicletas proibidas e radares por toda a avenida. Para ajudar ela não possui acostamento, então um acidente por lá causa um estrago grande no trânsito.

Além da questão do trânsito e da limitação da cidade, há também uma questão social. Essa avenida delimita claramente o centro de Paris e o subúrbio. Os bairros que ficam para fora desse círculo são normalmente mais pobres, onde moram os estrangeiros vindo da África e a maioria dos negros.

A Cité Universitaire de Paris, onde eu moro, fica totalmente ao sul. É o último ponto do RER antes do subúrbio e a Boulevard Périphérique passa do lado da Cité. É possível vê-la da janela do meu quarto. E de manhã também é possível escutar o barulho do tráfego por lá...

Essa rua laranja é a Boulevard Périphérique. A Cité está marcada em vermelho, ao sul:


Vista da Boulevard do meu quarto (é a rua de cima, sobre o viaduto):


Vista da Boulevard da cozinha da Cité:


Fotos da Boulevard:



Nenhum comentário:

Postar um comentário