27 de fev. de 2012

V pour Vendetta

Vi isso na entrada do metrô aqui em Paris e resolvi fazer um post um pouco mais sério hoje:


Eu não gosto de política. Não gosto de discutir política e não penso muito nisso. Simplesmente porque acredito que nenhum sistema político funciona... Como já dizia Plauto, "o homem é o lobo do homem". Então sempre achei meio sem propósito lutar por mudanças já que acho que no fim das contas tudo volta como está.

Dito isso, quero deixar claro que pela primeira vez tenho uma opinião muito bem formada, um lado muito bem definido - e por mim estaria alistada no exército - nessa guerra virtual que aparentemente estamos vivendo. 

A internet parece ser um dos únicos lugares em que a liberdade realmente parece funcionar. Não vou aqui me colocar contra ou a favor de DRMs ou de pirataria. Não é essa a questão! A questão é que SOPA, ACTA e todas essas leis que estão tentando impor na internet são absurdas!

O desespero das gravadoras e estúdios está tão grande que eles querem matar uma formiga com um tiro de canhão. E o pior é que a formiga possivelmente continuará viva! Se você não sabe do que estou falando, o SOPA e o ACTA são maneiras de evitar a pirataria controlando a internet. Você acha que isso não te afeta? Imagina alguém analisando CADA COISA que você faz na internet? O Big Brother - não, não o programa da globo, o original, aquele criado por George Orwell - parece até bobinho perto do que seria isso.

Será que vale a pena criar uma regra, uma lei, uma censura na internet, um "bigger brother" para tentar evitar a pirataria? Sim, tentar, porque garanto que logo o pessoal acha uma maneira de burlar isso e o que restará? Censura e vigia 24 horas sobre tudo o que fazemos.

Não dá pra ser a favor disso. Mesmo que você ame DRM, que odeie a pirataria e nunca tenha instalado um programa de torrent na sua casa, você realmente está disposto a abrir mão da sua privacidade dessa forma?

Bom, é por isso que sou a favor dos "ataques" dos Anonymous a sites e da manifestação da wikipedia, do google e dos maiores sites com o black-out. E para quem não entende de computação aqui vai uma pequena e simples descrição dos "ataques" do grupo Anonymous: eles criam um erro de Denial of Service (DoS). Isso siginifica que eles simplesmente entram várias vezes - com a ajuda de várias pessoas e vários computadores - num mesmo site num curto período de tempo. Normalmente o servidor do site não aguenta e ele fica instável ou sai do ar. É um ataque simples, daqueles em que a união faz a força.

Eu, pessoalmente, acho que lutar contra a pirataria digital é dar murro em ponta de faca. Sempre alguém dará um jeito nisso. Mas as gravadoras e estúdios tem todo o direito de tentar, mas eles não tem direito de invadir a minha privacidade nesse caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário