12 de fev. de 2012

Florence (partie 2)

Há alguns anos - sim, alguns, não muitos - quando eu ainda estava no colegial, me lembro de uma aula daquelas que ninguém vai e os professores sabem disso. Vésperas de feriado, semana do carnaval, essas coisas. Eu, como sempre fui nerd, fui à aula e a professora de literatura tinha preparado uma aula especial, sobre pinturas, esculturas e arquitetura. Eu simplesmente amei aquela aula e o que mais me impressionou foi uma escultura de Michelangelo, o David. Desde aquele dia ver o David se tornou um sonho. Bem, hoje ele foi realizado e eu tenho que reconhecer, me arrepiei e chorei quando me deparei com o David!

Bom, pra quem não sabe essa escultura é a imagem de David da história de David e Golias. Foi feita com um pedaço de pedra abandonado numa igreja.  Michelangelo achou-o e esculpiu a cabeça, sem desenhos ou moldes. Ela foi feita para ficar na Piazza della Signoria na frente do palácio, onde hoje está uma réplica.

O incrível dessa obra, na minha opinião,  é a proporção perfeita e a reprodução de músculos e veias. Você fica esperando a estátua se mexer a qualquer momento. Além disso, a estátua não tem a cabeça de Golias, como era muito comum representar na época. Michelangelo não quis demonstrar a vitória de David como algo violento e sim como algo baseado na sua inteligência.

Bom, não podia tirar fotos, mas a mulher não tava nem aí e tava todo mundo aproveitando, então aqui vão algumas:







Sistema para detectar terremotos e rachaduras na estátua:


Não tem muito mais o que ver na galeria. Um monte de quadro dourado... eca! Comprei uma miniatura de David muito legal!

Battistero di San Giovanni:




Piazza della Republica:


Pra variar, Hard Rock Cafe:


Roupa do Steven Tyler e guitarra do Joe Perry (Aerosmith):


Guitarra do David Bowie (respira, Rick, conta até 10, calma!):


Roupa do Michael Jakson:


Camisa do Elvis (de novo, Camila!):


Autógrafo dos Beatles:


Set list do Smashing Pumpkins (eles tocaram 1979!!!):


Guitarra do Paul Stanley (Kiss):


Chapéu da Britney Spears (é... sei lá porque tirei foto):


Guitarra do Kirk Hammet autografada pelo Metallica:


Eu, surtada na frente:


Baixo do Flea (Red Hot Chili Peppers):


Blusa do Michael Stipe do REM (não morre, Camila, não morre!):


Lenço do Prince (meio gay, mas tudo bem...):


Moto usada pelo The Who no filme Quadrophenia:


Set list do Bob Dylan, escrito a mão pelo próprio:


Calzone de almoço!


Margens do Rio Arno:


Muralhas da cidade:


Vista Panorâmica da cidade:



Piazzale Michelangelo, com outra cópia de David:



Árvore estranha no jardim:


Sim, eu tenho idade metal de 13 anos, pensei besteira e ri sozinha...


2 comentários:

  1. Davi! Davi! Essa escultura é máximo mesmo!!

    Esse foi o Hard Rock que eu mais gostei até agora! Elvis, Michael Jackson, Prince (claro que é gay, estranho seria se não fosse, oras!), The Who, Metallica, Aerosmith (!!!!!!) e...

    e...

    e...

    BOWIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Volta lá e rouba as camisas para mim! Já!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir