15 de mai. de 2012

Les Fumeurs

Como o povo aqui fuma!!! E como tem todos os tipos de cigarro por aqui. Grande, fino, grosso, rosa, preto... O que você pensar tem. Mas o cigarro aqui é muito caro, um maço de cigarros aqui custa mais ou menos 6 euros (uns 15 reais).

Aqui não é permitido fumar em lugares fechados e em bares, como em São Paulo, mas isso não faz a menor diferença, todo bar tem uma área aberta e ela está sempre cheia de gente fumando. E o pessoal começa a fumar cedo. É normal ver adolescentes fumando... Fumar aqui é um ritual, como no Brasil é tomar um café. 

O mais engraçado - e todo mundo que vem de fora passa por isso - é que como o cigarro é muito caro é normal o pessoal comprar o fumo e a seda e enrolar o próprio cigarro porque é mais barato. Então todo mundo tem alguma história do tipo "Eu tava conversando com ele, ele tirou o fumo e começou a enrolar ali no meio da rua e eu pensei 'nós vamos ser presos, o maluco tá fumando enrolando maconha no meio da rua'". Todo mundo que conhece algum fumante por aqui passa por isso na primeira vez.

Enfim, para quem fuma, aqui é o paraíso. Para quem não fuma, acostume-se a ser um fumante passivo. Até no show do Metallica - que foi no maior estádio daqui - eu voltei cheirando cigarro pra casa...

2 comentários:

  1. Dizem que na Itália é pior, você olha pro lado e tem um com mata-rato na mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu percebi a coisa é na Europa inteira... Mas não me lembro se na Itália era pior...

      Excluir