2 de mai. de 2012

Van Gogh

Quando fui a Amsterdam me apaixonei por Van Gogh, comprei um livro no museu e prometi um texto só sobre ele. Aqui está!

Vincent Van Gogh era humano como qualquer outro e até os 27 anos não sabia o que queria fazer da vida. Foi quando decidiu, sim ele decidiu, ser pintor! Antes disso, ele havia trabalhado numa galeria de arte, foi pregador e quase chegou a ser padre.

Com o incentivo - inclusive financeiro - de seu irmão Theo, Van Gog resolveu tornar-se um artista e simplesmente aprendeu tudo sozinho. Provando ser um excelente auto didata, ele treinava as técnicas de desenhos somente com a ajuda de livros de anatomia e perspectiva.

Muito da vida de Van Gogh, os seus problemas e seus pensamentos, venceu o tempo através das centenas de cartas que ele trocava com amigos e principalmente com seu irmão Theo. As mais de 900 cartas deixadas por ele podem ser lidas comprando-se o livro de 6 (!!!!) volumes ou no site http://vangoghletters.org/vg/.


Em 1883, Van Gogh mudou-se para Nuenen com seus pais buscando cenários e modelos para treinar seu novo dom. Foi nessa época que ele pintou um de seus quadros mais elogiados hoje, o The Potato Eaters.

The Potato Eaters, 1885

Sendo um artista e uma pessoa excêntrica, logo Van Gogh tem problemas e um pastor da proibe o povo do vilarejo de posar para os quadros dele. Finalmente em 1886, Van Gogh vai para Paris morar com seu irmão Theo em Montmartre.

Em Paris Van Gogh entrou em contato direto com o impressionismo, principalmente por Monet e Manet, e também aprende e treina uma nova técnica de pintura, o pontilhado. Aqui Van Gogh conhece dois artistas muito importantes na sua vida Emile Bernard e Paul Gaugin com quem troca quadros, ideias e técnicas. Diversos quadros de ambos estão no Museu Van Gogh em Amsterdam.

Self Portrait with Grey Felt Hat, 1887

Como Van Gogh tinha vários problemas financeiros para pagar modelos em Paris, ele acostumou a pintar vários autoretratos.

Sua época em Paris influenciou muito a sua pintura, mudando muito sua estilo. Agora ele usa cores mais fortes e mais vivas e não cria quadros tão escuros.

Still Life with a Basket of Apples, 1885

Still Life with Apples, 1887

Theo e Van Gogh tornaram-se colecionadores, trocando e comprando diversos quadros em Paris. Grande parte desses quadros está em exposição no Museu do Van Gogh em Amsterdam.

Já com a saúde debilitada, Van Gogh se muda para o sul da França. Lá ele tentou criar um estúdio para artistas, a chamada casa amarela.

The yellow house, 1988

Um dos habitantes dessa casa foi Gauguin, com quem logo Van Gogh se desentendeu e depois de uma briga e um grande surtou, ele cortou a própria orelha esquerda. Gauguin chegou a pintar alguns quadros de Van Gogh. Dizem que o quadro The Painter of Sunflowers de Paul Gaugin é uma crítica ao fato de Van Gogh não conseguir pintar nada sem que ele tivesse um modelo na sua frente.

The Painter of Sunflowers: Portrait of Vincent van Gogh, 1888

Van Gogh sempre foi muito pacional e intenso, desde criança, além de sofrer de epilepsia. Finalmente em 1889 Van Gogh se internou em uma clínica em Saint-Rémy. Nesta época Van Gogh começou a receber um pouco de reconhecimente chegando inclusive a vender um quadro numa exibição.

Um ano depois Van Gogh saiu da clínica e poucos meses depois atirou no próprio peito com uma pistola. Ele morreu dois dias depois ao lado de seu irmão Theo. Arrasado pela morte do irmão, Theo morreu 6 meses depois, deixando esposa e o filho, Vincent.


Jo van Gogh-Bonger, viúva de Theo, era agora dona de toda a coleção de quadros de seu marido e seu cunhado e determinada a realizar o sonho dos dois, ela organizou várias exibições que começaram a gerar grande interesse pela obra de Van Gogh. Finalmente, em 1962 foi criado o Museu Van Gogh em Amsterdam.

Um dos quadros mais famosos e disputados do museu é o Sunflowers. Sinceramente, achei um dos mais sem graça dele...

Sunflowers, 1889

E é isso... Agora sou uma fã do Van Gogh, do seu estilo e da sua genialidade e ele está muito longe de ser só o cara que cortou a própria orelha... :)

2 comentários: