6 de mar. de 2012

Espace Schengen

Aula de geografia hoje! :)

No post anterior disse que eu podia andar pelo Espaço Schengen. Bom, vou explicar o que é isso...

O Espaço Schengen é um acordo que não tem nada a ver com a União Européia. A União Européia é um acordo econômico e político que todos estamos acostumados a ouvir falar... Fazem parte da União Européia: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.). Nesse acordo o Reino Unido já é o "chatinho", pois é um dos países a não aceitar o euro como moeda oficial. Eles ainda usam a libra por lá. 

O Espaço Schengen é um acordo de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas, ou seja, você só precisa de uma identidade e dificilmente eles a pedirão ao viajar entre um desses países. Fazem parte do Acordo de Schengen: Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Suíça, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia.

Alguns países fazem parte parte de ambos, outros só de um dos dois acordos. O Reino Unido não só não faz parte do Acordo de Schengen, como todos dizem que é muito difícil entrar lá, eles são muito rígidos, e eu vi isso de perto. Bom, com o documento que tenho posso viajar bastante até, mas Londres e o Lago Ness ainda são incógnitas...

Hey, UK! Eu sou legal! Eu amo as Spice Girls, o Queen, os Stones e os Beatles!!! Eu sei que to morando na França e vocês não gostam muito daqui, mas me deixem entrar, POR FAVOR!!! :D

Um comentário: