29 de mar. de 2012

Les Quatre Saisons

A Primavera chegou aqui! Mas chegou de verdade!!! Uma coisa que eu sempre achei engraçada é que quando somos crianças, lá na escolinha, ensinam a gente que primavera tem flor, verão é quente, outono as folhas secam e caem e inverno é frio. Eu até hoje procuro isso no Brasil, mas lá é verão 90% do tempo e em 10% a gente morre de frio. Não há diferenças de estações. Aí quando chega a data a imprensa diz "Hoje começa o outono" e absolutamente nada muda.

Aqui não é assim. Aqui existem as quatro estações - não, não to falando de Vivaldi - e elas são muito bem definidas. A primavera chegou e em uma semana já foi possível sentir diferença no clima, nas árvores... Já temos flores, temos sol, escurece mais tarde, amanhece mais cedo. Aquele clima de inverno sumiu completamente, em uma ou duas semanas.

Eu gosto muito disso. De sentir esse ciclo da natureza, de ver ele acontecendo, faz com que os solstícios e equinócios tenham muito mais sentido pra mim.

4 comentários:

  1. Olha... Com certeza as estações são muito mais bem definidas por aí, mas pra mim, que vim de Fortaleza, posso dizer que já em Campinas existem as 4 estações. O começo do ano aqui é insuportavelmente quente, em abril e maio a unicamp fica lotada de folhas secas no chão e em julho é bem raro você conseguir dormir sem edredom (não que faça frio de temperatura negativa, mas é frio. E vai dizer que você nunca viu as árvores todas cheias de flores quando ia pra unicamp no 2º semestre?

    Calor 90% do tempo é no Ceará e lugares mais próximos do equador, não em São Paulo. Porém não tão gritante quanto por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma coisa bem relativa. Pra você que veio de Fortaleza, onde isso é bem pior, com certeza Campinas está mais próximo disso, mas pra mim lá não é tão gritante assim. No outono não faz frio e apesar de ter folhas secas as árvores continuam verdes, no inverno até faz frio, mas não nos 3 meses de inverno, flores eu vejo quase o ano todo, não só na primavera, mas o principal é: essa diferença é gradual, não ocorre uma semana depois de uma estação começar. Aí vocês estão no outono e só agora começou a chegar notícias de que está esfriando. Aqui a primavera começou na mesma época, já faz um tempo que a temperatura aumentou e as flores apareceram, não antes não tinha NENHUMA flor e as árvores não tinham folhas. Campinas pode ser menos pior que Fortaleza, mas tá longe de ter essas diferenças tão claramente.

      Excluir
  2. Deve ser bem legal mesmo ver as estações mudando certinhas. Sobre as flores em Campinas (ou melhor, Barão Geraldo): os Ipês florescem no final inverno e inicio da primavera, é por isso que fica cheio de flores no segundo semestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manjo nada de biologia. Pra mim as árvores estão verdes e sempre tem algum tipo de flor na UNICAMP... Ve que eu presto atenção, né? :P

      Excluir