30 de mar. de 2012

La Violence

Uma das coisas que mais vou sentir falta da Europa é a liberdade de sair a hora que eu quero sem o medo de ser sequestrada/estuprada/assaltada/assassinada e todos os outros adas... Não to dizendo que aqui é perfeito, que aqui não tem violência e muito menos que aqui é 100% seguro, mas não há comparação.

Já ouvi casos de furtos. No metro é muito comum abrirem bolsas e mochilas, pegarem carteiras ou celulares de bolsos. Mas o que não tem aqui é a violência sem sentindo que tem no Brasil. Eu ando aqui à meia noite, uma da manhã na rua sozinha e meu medo é ser roubada, levarem minha bolsa. É um problema? Claro! Mas é um problema material e também não é uma coisa tão certa quanto no Brasil.

Em Campinas eu tenho medo de parar de noite no farol dentro do meu carro. Aqui eu pego o metro depois da meia noite. A maior diferença ao meu ver é que se me assaltarem em Campinas, colocarão uma arma na minha cabeça, me levarão para alguns caixas eletrônicos e sabe-se mais o que farão comigo. Aqui, a chance é de levarem minha carteira e só. 

A violência no Brasil virou algo sem sentindo, algo banal. Não é mais só uma questão de diferença social, não é mais a pessoa sem dinheiro querendo roubar o seu. É a pessoa querendo mostrar um poder sobre você, sobre sua vida e sobre a decisão do seu futuro.

Em resumo, vai ser triste ir pro Brasil e voltar a ter medo de sair quando aqui eu tenho a real liberdade de ir e vir a hora que quiser... Com certeza me sentirei presa quando voltar... =/

2 comentários:

  1. Não querendo ser bairrista, nem atacar a cidade que você ama, violência existe em todo canto. Pra mim a sensação de segurança em um certo local depende muito do conhecimento que você tem do que acontece, de casos documentados. Não tenho dúvidas de que o Brasil como um todo é um país bem mais violento que a qualquer um da Europa, mas isso não quer dizer que não aconteçam crimes piores que furtos por aí. Uma pesquisada rápida no google já mostrou casos de estupro no metrô de paris - na semana passada. Andar só de noite é perigoso sempre, em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que não existe e existem lugares mais pergiosos aqui também. Voc6e sabe que estação é essa, por exemplo? Tem bairros aqui que realmente não se pode ir a noite, eu conheço eles e sei das histórias. O meu ponto é: isso aqui é mais raro, não porque aqui é mais seguro, mas porque no Brasil vivemos uma violência bárbara e desnecessária do Brasil, entende? Em qualquer lugar do mundo sempre há a chance de acontecer algo desse tipo, independente da hora. Eu não vi um caso de sequestro relâmpago por aqui, por exemplo, entende? O comum aqui é furto sem violência e isso dá sim um ar de tranquilidade pra andar na rua.

      Excluir