2 de abr. de 2012

Autisme

Dia 2 de abril. Para muitos um dia normal, para mim sempre foi o dia depois do Dia da Mentira, quando eu ficava zoando todo mundo mais do que o normal. Mas esse ano é diferente. Esse ano eu sei que esse dia é o Dia Mundial do Autismo.

Todo mundo sabe que no último ano muita coisa aconteceu, eu mudei e aprendi muito, muita gente importante apareceu na minha vida, mas eu nunca falei de uma certa pessoa especial que apareceu: o Pedro.

Todo mundo sabe o que é o autismo pelos filmes, séries, livros e você pode ler, estudar, saber que entende do assunto, mas é quando você conhece um, quando você entra em contato com ele, que você se depara com a realidade.

É difícil, diferente e estranho no começo. Você não sabe como agir, o que fazer. Você não sabe o que ele entende, você não sabe como descobrir o que ele gosta e o que o incomoda... Mas quem me conhece sabe que eu gosto de entrar no mundo das pessoas, gosto de conhecer elas de verdade e foi um grande desafio fazer isso com o Pedro, mas também foi extremamente recompensador.

Aprender a intrepertar um olhar, ver ele interagindo com o mundo do jeito dele e se esforçando para isso, faz qualquer anti-social um babaca, qualquer pessoa que não consegue sair do seu mundinho um idiota... Porque ele tinha tudo para ficar lá, preso no mundo dele, mas dá pra perceber ele lutando.

Outra coisa linda é ver o amor, o carinho verdadeiro e incondicional das pessoas. A família dele é uma família maravilhosa e o amor e cuidado que eles tem pelo Pedro - e que ele claramente retribui - é outra coisa incrível de presenciar.

Uma definição muito comum que eu vejo por aí é que o autista vive no mundo dele. Bom, se isso condiz com a realidade não sei, mas que conseguir entrar um pouquinho no mundo do Pedro fez o meu mundo se abrir muito mais, isso fez. Então, esse post é dedicado ao Pedro e é minha humilde participação no Dia do Autismo!

Pedro, muito obrigada por abrir um espacinho para mim no seu mundo, você com certeza é uma daquelas coisinhas especiais que aconteceram ano passado comigo e que me marcarão pelo resto da vida. E quando eu voltar de Paris iremos muito ao cinema juntos, sempre tomando um sorvete antes, porque é bom, né? :)



Hoje vários monumentos estão iluminados de azul no mundo todo, mas o Sarkozy tá economizando até em cor de lâmpada e apesar do meu passeio de mais de uma hora pela cidade nenhum dos monumentos importantes daqui estava azul... Puta falta de sacanagem, viu?



Para saber mais clique aqui.

8 comentários:

  1. Karina, minha linda, que lindo esse post! Fiquei tão emocionada.....você é muito querida, filhota!Com certeza muitos filmes e sorvetes vão rolar nesses dias que virão. Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cobrarei os sorvetes e os filmes, viu? Vai ter chocolate de bonus? :P

      Excluir
  2. Perfeito. Parabéns pela sensibilidade e inteligência de sempre.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! E um elogio desses vindo de você alegra meu dia! :)

      Excluir
  3. Oi Karina,
    fiquei sabendo do seu post pela minha super amiga Haydée. E to aqui emocionada, pensando no que te escrever. Moça falou tudo e muito mais. Bjs e obrigada por este presente. Ana Muniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo comentário! Foi só minha pequena homenagem ao Pedro que se tornou bem especial na minha vida bem rápido! :)

      Excluir
  4. Karina, Parabéns!! Obrigado por participar do nosso mundo azul!
    Sogrona essa sua hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é demais! Vou contratá-la pra fazer propaganda do meu blog! hahaha

      Excluir