22 de abr. de 2012

Toilettes

Quem no desespero já não pagou 50 centavos pra usar um banheiro sujo e nojento de rodoviária? Banheiros públicos no Brasil não existem e é normal aquela coisa de "banheiros só para clientes". Em época de Carnaval eles resolvem colocar "banheiros" públicos - entre aspas porque banheiro químico público nem dá pra considerar banheiro - como se só no Carnaval as pessoas fossem ao banheiro. Me lembro da Virada Cultural em São Paulo e daquele banheiro químico que tive que enfrentar por falta de opção. O que o desespero não faz com uma pessoa, não?

Bom, dito isso vamos aos banheiros públicos de Paris. Tem um aqui perto da Maison du Bresil e eu já vi alguns pela cidade. São umas casinhas cinzas meio arredondadas que parecem estações de teltransporte (sim, eu sou nerd, todo mundo sabe...). Além de serem limpas pela prefeitura toda manhã, elas possuem um sistema de autolimpeza que é ligado toda vez que alguém usa o banheiro. Isso faz com que demore mais a fila, mas torna o banheiro público totalmente utilizável. 

Ah! E claro, você não precisa pagar nenhum centavo pra usá-lo.

Os banheiros aqui são para ambos os sexos, normalmente:


A luz indica se o banheiro está livre, ocupado, em lavagem ou fora de serviço:


Ele é grande, pois também pode ser utilziado por pessoas em cadeiras de rodas:


2 comentários:

  1. Então...criaram um lei estadual que não pode mais cobrar para ir ao banheiro. Quando eu fiquei sabendo disso achei que o banheiro estaria um nojo, mas até que não estava, mesmo a rodoviária estando lotada. Quem sabe o brasileiro está aprendendo a usar o banheiro? rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dessa lei, mesmo arriscando ter banhieros mais sujos. Melhor não pagar por banheiro sujo do que pagar por banheiro sujo, né?

      Excluir