19 de abr. de 2012

Touts Pays

Quatro horas de burocracia. Depois de toda dor de cabeça e com QUATRO horas de dor de cabeça, eu consegui. No meu passaporte diz que eu posso ficar na França e viajar para QUALQUER PAÍS até 11 de agosto!!! Mais do que eu preciso!

Antes de descrever o "ótimo" e "perfeito" sistema aqui em Paris, quero agradecer as minhas tradutoras Mari e Re que acordaram cedo pra ir comigo lá na prefeitura e aguentar essa chatisse só para me ajudar no francês. Valeu mesmo! Vocês duas são demais!!!

Primeiro vamos ao prólogo: meu visto temporário venceu e meu titre não ficou pronto e ninguém liga muito pra isso em Paris. Já em Londres eles não gostam muito e não me deixaram entrar. Logo depois de ser barrada fui com a Mari na prefeitura e a mulher falou que a previsão eram mais 3 meses e única forma de adiantar o processo seria com um pedido de permissão de viagem de trabalho enviado pela faculdade. Isso foi no meio de março.

Falei com o Michel e ele fez o pedido para um congresso no dia 15 de abril. Dia 12 de abril fui até lá com a Renata. Nesse dia a idiota, burra, anta e tudo mais o que você pensar esqueceu o passaporte. Tudo que descobrimos foi que o titre ainda estava sendo feito e que eu precisava de outra foto porque na que mandei pra eles estava sorrindo. Certo, tirei uma nova foto, gastei 5 euros, entreguei pra eles e voltei no dia seguinte, achando que eles só iam colocar um negócio no meu passaporte e eu iria embora rápido... Tá bom então...

Saímos da maison 8:30, chegamos na prefeitura e fomos direto na mesma salinha de sempre... To conhecendo tudo de lá já. Esperamos uma hora para sermos atendidas. Entramos, e a mulher falou que estava ficando pronto e mandou a gente esperar uns dez minutos no corredor que ela me chamaria pelo nome. Quinze minutos depois ela nos chama, entrega o maldito papel - aquele que que demorou anos pra ficar pronto e ser enviado pro Brasil e atrasou em um mês minha vinda pra cá - o pedido de viagem e o pedido da carte de sejour dizendo que a minha estadia na França vale até dia 11 de agosto. Com aquele papel eu tava feliz, mas não era só isso...

Já estávamos a uma hora e meia lá e isso era só o começo... Agora a gente tinha que ir no andar de baixo com esse papéis pra colar meu visto no passaporte. Beleza, então, né? Bora lá! Falamos com a recepcionista, quer dizer a Re falou, eu só ficava tentando entender. Ela nos deu outra senha e lá vamos nós esperar de novo. E dessa vez nem tava indo em ordem, cada hora eles chamavam um número. Uma meia hora depois nos chamaram. A mulher já olhou feio e perguntou "cade o formulário?". E a gente "ahn?". "Não te entregaram nada na recepção?" "Não." Então vocês precisam preencher o formulário e tirar cópias desses documentos. Enquanto a Re foi buscar o tal formulário com a mulher incompetente, eu fui tirar xerox na máquina ali do lado. Vinte centavos por folha e ainda tive que esperar uma mulher que tava tirando cópia de um livro! Sim, o porquê dela estar fazendo isso na prefeitura de Paris, eu prefiro não saber pra não me irritar.

Voltamos lá, com o formulário preenchido (que a incompetente da recepcionista deveria ter nos entregado) e as cópias. Aí a mulher pediu uma foto. Lógico que eu não tinha foto, porque as fotos que sobraram do dia anterior estavam na minha outra bolsa. Lógico! Vamos lá, mais 5 euros pra tirar foto. E dessa vez além de não sorrir e tal, eu tinha que colocar o cabelo atrás da orelha. PQP! Nessa hora ela ficou com meu passaporte e tirou ele da capinha da Kiplinq que eu tinha e eu perdi a capinha! Possivelmente enquanto tirava foto e me preocupava em não perder os documentos...

Bom, voltamos com a foto e ela mandou a gente... esperar! Claro! Esperamos mais um século quando ela finalmente voltou com meu passaporte - todas as vezes que ela nos mandava esperar ela atendia outra pessoa. Ela voltou com o passaporte e disse que agora a gente teria que ir no outro prédio pegar um selo de 6 euros. Sim! Ainda não tinha acabado! E porque ela não falou isso antes? Fomos lá atrás do lugar dos selos... Paguei 6 euros, peguei os selos e voltei lá. Isso eu e a Re já estávamos querendo matar alguém e imaginando tudo isso só para ela escrever no meu passaporte que eu poderia ir pra Cambridge em abril e mais nada... E eu pensando na viagem pra Escócia no fim do mês...

Quando ela finalmente colou os selos a espera terminou e ela entregou meu passaporte. E o seguinte está escrito nele:

"Bon pour plusieurs voyages à destination de tous pays, valable jusqu'au 11.08.2012."
"Bom para várias viagens a todos os países, válido até 11/08/2012."

Ou seja, até agosto estou livre disso, posso viajar pra onde eu quiser, beleza? Me deixem em paz agora! Já paguei meus pecados na burocracia. E vi que fiz lindas amigas aqui. Mari e Re, o que seria de mim sem minhas tradutoras??? Amo vocês <3 <3 <3

Colocaria uma foto deles aqui, mas é informação pessoal demais no documento pra colocar assim na net. Mas, vai por mim, tá escrito isso no meu passaporte! :D

Dica do Conrado, tem tudo a ver com o que aconteceu comigo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário