20 de jan. de 2012

Fluctuat nec mergitur

Paris é minha casa! Não, minha casa não, meu lar!

Quem me conhece sabe que eu nunca me encaixei no Brasil. Nunca me senti brasileira, nunca tive orgulho e nunca gostei muito de morar no Brasil. Hoje eu sei porquê, eu deveria ter nascido em Paris. Agora eu sei como é se sentir realmente bem em um lugar, fazer parte daquele lugar.

Eu estou há quase 2 meses longe do Brasil e não sinto nenhuma saudade de lá. Sinto saudades das pessoas, das minhas coisas, mas não dos lugares, da língua, do país. Em nenhum momento senti. Fiquei um fim de semana em Dublin e morri de saudades de Paris, estava homesick, como dizem os americanos. Tinha saudade das ruas, das casas, dos postinhos na calçada, do barulho insuportável das sirenes, da correria no metro, do céu azul mesmo no dia mais frio... De tudo, cada parte boa ou ruim.

Não, isso não é uma comparação, muito menos uma análise política, econômica, social, nem geográfica. Não estou dizendo que a França é melhor que o Brasil, estou dizendo que EU - pronome pessoal na primeira pessoa do singular - me sinto em casa em Paris e uma estranha no Brasil. Estou dizendo que Paris é o melhor lugar para MIM - de novo, pronome pessoal na primeira pessoa do singular.

Isso é totalmente pessoal e você que está lendo isso pode não entender, simplesmente porque você é você e eu sou eu. Simples assim. Você avalia o lugar bom pra você e eu avalio o lugar bom pra mim. Que tal?

Daniel O'Connell, a pessoa que deu o nome para a principal rua de Dublin, disse o seguinte sobre o soldado britânico, mas nascido na Irlanda, Arthur Wellesley: "being born in a stable does not make one a horse". E é isso, não é porque nasci no Brasil que sou brasileira. Desculpa se isso te ofende...


PS: O título deste post é o único em latim, não em francês. É o lema de Paris e significa: "é sacudida pelas ondas, mas não afunda".

4 comentários:

  1. Sempre falei que o patriotismo é o último recurso dos velhacos (não, a frase não é minha - mas bem que eu gostaria...). Minha filha aprendeu direitinho!

    ResponderExcluir
  2. Sei bem como é isso. Eu gosto das pessoas daqui, mas Campinas nunca foi uma cidade que me agradou. Diferente de Fortaleza. Eu sinto muito mais vontade de sair pela rua e olhar a cidade quando estou lá. E foi algo que só fui perceber depois que mudei de cidade mesmo.

    Talvez seja aquele negócio de não ter uma outra instância para comparar, né?

    É bom você gostar da cidade que está, ajuda a aliviar a saudade :D

    ResponderExcluir
  3. UAU!!!! Falou e disse! É preciso viver isso pra sentir o que vc escreve. Eu não gosto de futebol, detesto escola de samba e praia é minha última opção (morando em Salvador e no Rio, em plena Copacabana, isso é quase uma ofensa pra muitos).
    É isso; engraçado que sempre soube que Paris era isso pra mim, mesmo antes de conhecê-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca soube onde era pra mim até vir pra Paris, em uma semana já em sentia em casa como nunca me senti no Brasil... Eu gosto de praia, tipo de vez em quando, mas pra descansar sou muito mais um parque. Entendo nada de futebol e só gosto de carnaval porque é feriado! :)

      Excluir