20 de dez. de 2011

Le transport Parisiens

Faremos um post prático hoje... Muita gente me pergunta sobre o transporte por aqui, então aqui vai...

Existem 4 tipos de transporte aqui, o metrô, o trem, o ônibus e o tram (um trem um pouco menor que anda na cidade, no meio dos carros). O trem aqui é conhecido como RER - Réseau Express Régional ou Regional Express Network. Todos eles são interligados por diversas estações espalhadas pela cidade inteira.

As linhas de RER tem nomes por letras (de A a E), as de tram tem nomes por números dentro de um círculo branco, as de metrô tem nomes por números dentro de círculos coloridos e as de ônibus tem nomes de números dentro de retângulos coloridos.

Metrô:

RER:

Tram:

Ônibus:

Existem dois mapas principais. O de linhas de ônibus e o de linhas de metrô, RER e tram, pois esses três estão muito bem ligados, possuem várias estações em comum, assim é muito fácil se locomover pela cidade e fazer baldeações. Todos as linhas chegam muito rápido, você nunca vai esperar mais de 5 minutos, seja a hora que for, onde for. Às vezes os trens lotam, MUITO. Naquele estilo show-de-rock mesmo. Essa é a única devatagem que vi por aqui...

Linhas de ônibus:

Linhas de RER, metrô e tram:

Bom, a cidade também é dividida em zonas, nesse mapa (somente com as linhas de RER) dá pra ver cada uma das 5 zonas:

As zonas servem para dar valores às passagens. Você pode comprar uma passagem única entre duas estações - e o preço vai depender de quais zonas você terá que passar para tal - ou um navigo. Um navigo é um cartão com sua foto e nome que você pode carregar. Você pode usá-lo por semana, ou por mês - e os preços também são por zona. Com um navigo semanal para as zonas 1 a 5 você pode andar em qualquer transporte público, para qualquer zona pela semana inteira. Quantas vezes quiser, sem nenhum limite. O melhor para mim é um navigo mensal para as zonas 1 e 2 (nunca fui para as zonas 3, 4 ou 5), neste caso eu pago 62 euros por mês. Para poder andar por todas as zonas o mês todo é 110 euros e para andar somente na zona 1 e 2 pela semana é 19 euros. Há vários outros tipos de tickets, mas como meu doutorado não é sobre o transporte público de Paris tá bom isso de informação, né?

Ticket:

Navigo:

O Navigo funciona somente aproximando o cartão do sensor. O ticket você tem que colocar dentro da catraca, como em São Paulo. O engraçado é que o Navigo tem um sensor muito bom, que funciona dentro de carteiras, bolsas e mochilas, então ninguém passa o navigo na catraca, todo mundo passa a bolsa ou a carteira só...

Sensor do Navigo:

Bom, acho que o geral é isso. O trem que pego de casa pro trabalho todo dia é o RER B, a linha azul. Da Cité Universitaire a Luxembourg.

Quem quiser brincar pode ir nesse link. Você coloca a bandeira verde na estação que está, a bandeira vermelha na estação que quer chegar e espera. Ele te diz a melhor maneira de chegar de uma a outra. Simples, prático e fácil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário